O que é a Psicologia do Esporte?
A psicologia do esporte é uma ciência interdisciplinar que se baseia em conhecimentos das áreas da Cinesiologia e da Psicologia.
Ela envolve o estudo de como os fatores psicológicos afetam no desempenho e como a participação no esporte afeta os fatores psicológicos e físicos.
Além de instruções e treinamento de habilidades psicológicas para melhoria de desempenho, aplicada a psicologia do esporte, podemos incluir o trabalho com os atletas, treinadores, e até mesmo os pais dos atletas.
As abordagens podem se centrar em:
- lesões;
- reabilitação;
- comunicação;
- trabalho em equipe;
- e as transições de carreira.
Aplicada a esportes diversos, a psicologia consiste em instruir atletas, treinadores, equipes, esportistas, pais, profissionais de fitness, grupos, entre outros sobre os aspectos psicológicos de seu esporte ou atividade.
O objetivo da psicologia do esporte é aplicar os conceitos psicológicos na otimização do desempenho do atleta.
Psicólogos do desporto ajudam os atletas profissionais e amadores a superarem os problemas e melhorarem o seu desempenho de forma a alcançar seus objetivos.
Enquanto os treinadores geralmente se concentram no lado físico do atleta, psicólogos focam a mente dos atletas.
Os psicólogos do esporte também podem ajudar os atletas em:
- Melhorar o desempenho. São usadas várias estratégias mentais como técnicas de visualização e relaxamento, isso pode ajudar os atletas a superarem seus obstáculos e alcançarem o pleno potencial, físico e mental.
- Lidar com as pressões da concorrência. Psicólogos podem ajudar os atletas em todos os níveis a lidar com a pressão dos treinadores ou até mesmo de suas próprias expectativas.
- Recuperar lesões. Depois de uma lesão, os atletas podem precisar de ajuda para tolerar a dor, aderindo aos seus regimes de fisioterapia ou ajustando sua carga de treinamento.
De um modo geral, os psicólogos do esporte podem ajudar estes indivíduos a aumentar sua motivação e enfrentar quaisquer preocupações.
Organizações desportivas podem contratar um psicólogo para educar os treinadores sobre como ajudar os atletas a se dedicarem com mais afinco ao esporte, bem como promover a autoestima saudável nos participantes.
Em suma, a psicologia do esporte pode até mesmo ajudar os atletas fora de seu campo de atuação.